0

Questões gerais sobre o SEPE

O que é o SEPE?
O SEPE (Serviços Públicos Electrónicos) é o Portal Oficial da Administração Pública, para divulgação de informações sobre os Serviços Públicos de Angola.

No SEPE encontra todas as informações necessárias para utilizar um serviço do Estado, seja ele destinado aos Cidadãos, aos Empreendedores, às Empresas ou a outras Organizações.

Enquadrado nas directivas Governamentais, o SEPE vai tornar-se gradualmente na única porta de entrada digital dos serviços da Administração Pública.
 
O que são os eServiços SEPE?
Os eServiços são serviços digitais, que permitem ao Utilizador do SEPE, tratar de assuntos relacionados com a Administração Pública sem sair de casa.

Tal como em eMail (correio electrónico) o < e > em eServiços, significa Serviços Electrónicos, ou seja, serviços que são tratados pela internet.
 
Alguns dos serviços SEPE dizem que tenho de estar registado. O que é isso?
Para poder utilizar alguns dos serviços disponíveis no SEPE, tem realmente de estar registado.

O registo é o acto pelo qual um Utilizador do SEPE se identifica da primeira vez perante o SEPE, fornecendo alguns dos seus dados pessoais.

Depois são atribuídas credenciais de acesso únicas e confidencias e exclusivas para si, que deverá utilizar sempre que quiser aceder ao SEPE.

Tal como em qualquer balcão de atendimento presencial da Administração pública, o SEPE precisa de saber que está a tratar consigo para garantir a confidencialidade dos seus dados e o tratamento adequado e seguro das suas informações.

A sua segurança e confidencialidade são dois dos nossos objectivos.
 
Quero fazer uma crítica, sugestão ou elogio ao SEPE. Como faço?
Pode utilizar a opção <Fale Connosco> disponível no SEPE.

Todas as críticas construtivas, sugestões e propostas de melhoramento são bem-vindas.

Também pode elogiar a equipa do SEPE que trabalha para o servir. Nós agradecemos.

A sua satisfação é um dos nossos objectivos.

Colabore connosco para tornar o SEPE ainda melhor!
 
Como faço para encontrar no SEPE o serviço que pretendo?
Pode procurar pelo nome do serviço, pelo tipo de serviço, pelo prestador do serviço ou utilizar a caixa de pesquisa disponível na página principal do SEPE.
 
E se o serviço que pretendo ainda não está disponível no SEPE?
Caso constate que o serviço que procura ainda não se encontra disponível no SEPE, deve enviar uma mensagem sugerindo a inclusão desse serviço em falta.

Pode utilizar a opção <Fale Connosco> disponível no SEPE.

A equipa de atendimento do SEPE encaminhará a sua sugestão para o organismo responsável pelo serviço em falta.
 
Qual a origem das informações disponíveis no SEPE?
As informações são inseridas, verificadas e actualizadas pelos Órgãos Responsáveis por cada Serviço.

Estas informações podem ser geridas directamente pelos Ministérios, pelos Governos Provinciais ou pelos organismos públicos tutelados pelos anteriores.
 
O SEPE possui serviços Provinciais ou Municipais?
O SEPE está pensado e preparado para oferecer uma gama alargada de Serviços.

De momento apenas são disponibilizados serviços de âmbito Nacional, mas brevemente poderá encontrar aqui igualmente serviços Provinciais e Municipais.
 
O que são os +Serviços SEPE?
Os +Serviços (lê-se Mais Serviços) tratam da sua relação com a Administração Pública em áreas que exigem a sua presença física num Balcão de Atendimento ou que ainda não foi possível converter em eServiços (Serviços Electrónicos).

Nestes +Serviços poderá encontrar diversas informações úteis como formulários, legislação, locais de atendimento, etc.
 
Ouvi falar de uma APP SEPE… isso é o quê?
Além de poder aceder ao SEPE através do seu computador, para lhe dar maior liberdade de movimentos, o SEPE tem igualmente uma aplicação para telemóveis.

Apenas disponível em telemóveis mais modernos, esta aplicação SEPE pode ser descarregada e instalada no seu equipamento móvel, seja ele Android ou iPhone.

Leve o SEPE consigo para todo o lado e beneficie das vantagens que a mobilidade total lhe oferece.

Seja o primeiro a instalar a APP SEPE e mostre aos seus amigos, colegas e conhecidos, as vantagens de utilizar as soluções SEPE no seu dia-a-dia.

Contribua para tornar o SEPE ainda mais conhecido!
 
Preciso de alterar alguns dos meus dados no SEPE. Como fazer?
Depois de aceder à sua Área Reservada, pode consultar os seus dados na opção < Perfil >.

Caso verifique que algum dos dados precisa de ser alterado, pode escolher a opção < Actualizar Perfil > para modificar o(s) dado(s) em causa.
 
Esqueci-me da palavra passe para aceder ao SEPE… E agora?
No acesso à sua Área Reservada, tem uma opção para recuperar a sua Palavra Passe.
 
Para utilizar o SEPE, tenho que pagar alguma coisa?
O SEPE é um portal de Serviços disponibilizado pelo Governo e pela Administração Pública para servir ainda melhor os seus Cidadãos, Empresas e Organizações.

A utilização do SEPE é, e será sempre, inteiramente gratuita. 

Nenhum Utilizador do SEPE terá alguma vez que pagar pela utilização dos serviços disponíveis no SEPE. 

No entanto sempre que um serviço SEPE tenha um custo associado, apenas terá que pagar esse mesmo custo, tal como teria de o pagar se se dirigisse a um Balcão de Atendimento da Administração Pública.

Sempre que possível, os eServiços terão um desconto sobre o valor normal desse serviço quando tratado ao Balcão, traduzindo-se assim numa dupla vantagem: 
- Trata do seu assunto sem sair de casa e ainda tem desconto. 

Com o SEPE fica sempre a ganhar!
 
O que é a eLoja SEPE?
A eLoja é um ponto de venda de bens e serviços desmaterializados, ou seja, bens e serviços que podem ser adquiridos pelo o Utilizador do SEPE, sem sair de casa.

Tal como em eMail (correio electrónico) o <e> em eLoja, significa Loja Electrónica, ou seja, uma Loja em que as compras são feitas na internet e não numa loja física com balcões, expositores e empregados.
 
O que é o Agendamento SEPE?
Os +Serviços, que requerem a sua presença junto de um Balcão de Atendimento, têm disponível a opção de Agendamento.

Através do Agendamento, pode fazer uma marcação prévia para ser atendido no dia, hora e local da sua conveniência.

Assim evita as filas de espera e pode gerir melhor o seu dia e as suas outras actividades pessoais e profissionais.

Garanta que o seu assunto é tratado quando mais lhe convém e fique com mais tempo livre para si.

Agende já no SEPE!
 
Não tenho internet para utilizar o SEPE... E agora?
Ninguém vai ficar excluído do SEPE, por não ter acesso à internet ou ainda não dominar bem as novas tecnologias.

O acesso aos serviços do SEPE poderá ser feito também através de um telemóvel simples, mesmo que não tenha pacote de dados.

Assim, e para quem não tiver acesso à internet, vai existir a possibilidade de acesso por SMS (brevemente disponível).

Quando este serviço estiver disponível, bastará enviar um SMS para o número 123 e já está!

Será dada para o efeito uma lista dos comandos SMS para poder utilizar o SEPE.
 
Não tenho saldo para enviar SMS para o SEPE… E agora?
Vai estar brevemente disponível um acesso aos serviços do SEPE através de códigos USSD.

Através dos códigos USSD, mesmo que o seu telemóvel não tenha saldo, vai poder fazer operações no SEPE.

Quando o serviço estiver disponível, vai ser dada uma lista dos códigos USSD para utilizar no SEPE.
 
Instruções para obtenção de Factura de Serviços Adquiridos na eLoja SEPE?
As facturas de compra na eLoja do sepe.gov.ao são postadas automaticamente. 

Siga as seguintes instruções para obter a sua Factura.Faça login em sepe.gov.ao e na sua zona privada onde adquiriu o artigo e escolha a opção 'Pagamentos'. 

Na coluna 'Opções' pode fazer download do Comprovativo de Pagamento Multicaixa e da sua Factura.

Caso não tenha inserido os dados obrigatórios de facturação no acto de registo, quando clicar em 'Opções'- Factura, poderá receber uma mensagem a solicitar a actualização desses dados. Nessa eventualidade, siga as instruções indicadas para actualizar os dados de facturação e após actualização dos mesmos, repita o procedimento de dowload da Factura indicado acima.


Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!